Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) está apoiando o Outubro Rosa, um movimento anual que destaca a importância do cuidado com a saúde das mamas. Esse mês é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo o câncer é descoberto, maiores são as chances de cura.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é um tumor que se forma nas células da mama. Ele é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, mas também pode atingir homens, embora seja bem mais raro. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que até 2025 ocorrerão 74 mil novos casos por ano no Brasil.

A importância de se conhecer e de fazer exames

Um dos passos mais importantes para a saúde das mulheres é o autoexame. Ele pode ser feito em casa e ajuda você a conhecer melhor o seu corpo. Ao fazer isso, você pode perceber qualquer mudança nas suas mamas, como o aparecimento de um caroço, alterações no tamanho ou no formato.

Campanha toque
Se toque!

Descobrir essas alterações cedo pode salvar vidas. O autoexame é simples e pode ser feito uma vez por mês. Além disso, exames como a mamografia (um raio-x das mamas) são recomendados para mulheres a partir dos 40 anos ou antes, se houver histórico familiar de câncer.

Quando o câncer de mama é descoberto no começo, as chances de cura são muito maiores. Mulheres que fazem exames regulares têm até 95% de chances de cura se o câncer for detectado em seu início.

Mulheres que se curaram com a detecção precoce

Diversos estudos mostram que o diagnóstico precoce faz a diferença. Mais de 60% dos casos de câncer de mama em estágio inicial foram descobertos por mulheres que notaram mudanças nas mamas durante o autoexame. Com isso, elas procuraram ajuda médica e começaram o tratamento mais rápido.

Além disso, a taxa de mortalidade por câncer de mama vem caindo. Nos últimos anos, houve uma redução de 1,5% ao ano nas mortes, graças à conscientização sobre a importância da prevenção e dos exames.

Como fazer o autoexame

Fazer o autoexame é simples e rápido:

  1. No banho: com as mãos ensaboadas, você pode apalpar suas mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares, e ver se sente algum caroço.
  2. Na frente do espelho: observe suas mamas, levante os braços e veja se há alguma alteração no tamanho, formato ou se há inchaço.
  3. Deitada: com uma das mãos atrás da cabeça, use a outra para apalpar a mama de forma suave, procurando por nódulos ou qualquer alteração.

Baixe o Folder da Campanha do CECOM – Mulher que se toca, se cuida!

Se perceber algo diferente, procure um médico. Lembre-se: o autoexame é uma forma de conhecer seu corpo, mas não substitui a mamografia, que é essencial.

Outubro Rosa: Hora de cuidar de si mesma

Durante o mês de outubro, várias ações acontecem para lembrar as mulheres de cuidar da saúde. Campanhas oferecem exames gratuitos, palestras e informações sobre o câncer de mama. Prédios são iluminados de rosa para lembrar da importância desse cuidado.

O mais importante é se lembrar de que a prevenção pode salvar vidas. Não espere o Outubro Rosa para se cuidar – faça do cuidado com a saúde das suas mamas uma prioridade o ano todo!


Centro de Saúde da Comunidade (CECOM). Mulher que se toca, se cuida! Disponível em: https://www.cecom.unicamp.br/materiais-escritos/

Instituto Nacional de Câncer (INCA). Estimativa 2023: Incidência de Câncer no Brasil. Disponível em: https://www.inca.gov.br/estimativa

Ministério da Saúde. Câncer de mama. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-mama


Essa ação está alinhada com o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

ODS_3
Ir para o topo