Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Quem não gosta de uma pipoquinha? Ainda mais se estiver acompanhada de música e livros! Essa foi a combinação perfeita da ação realizada pela Biblioteca Comunitária da Unicamp (BIBCOM) no saguão da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) no dia 08 de outubro. O evento reuniu alunos, funcionários e visitantes, proporcionando a oportunidade de encontrar livros de interesse pessoal em um ambiente descontraído.

Em sua segunda edição, a ação “Pegue e Leve com Pipoca” tem como principais objetivos incentivar a leitura por meio da doação de livros, apoiar a sustentabilidade com a destinação responsável de materiais e promover momentos de integração e lazer.

A BCCL e a BIBCOM recebem regularmente doações de livros, jogos e outros materiais, vindas tanto da comunidade interna quanto externa. Esses materiais passam por uma triagem criteriosa, que avalia o estado físico, relevância para os acervos e a atualização das coleções. Livros que não atendem aos critérios para integrar o acervo são direcionados a projetos de incentivo à leitura, como a parceria entre a BIBCOM e a Biblioteca Wilson Alves, parte da Sede dos Patrulheiros de Campinas. Essa colaboração contribui para a atualização do acervo da biblioteca local. Além desse projeto, doações já foram encaminhadas para o Rio Grande do Sul, presídios e programas de apoio à saúde, entre outros.

Seguindo os princípios de Ranganathan, renomado pesquisador de Biblioteconomia, que defendia que “todo livro tem seu leitor e todo leitor tem seu livro”, a ação “Pegue e Leve com Pipoca” visa aproximar livros de novos leitores. Materiais que não se enquadram nas seleções para o acervo são disponibilizados para a comunidade, promovendo o acesso à leitura de maneira inclusiva e acessível.

Mais do que incentivar a leitura, o evento também busca proporcionar um momento de descontração em meio à rotina corrida. E, claro, a pipoca desempenha um papel especial, trazendo à tona memórias de alegria e lazer, transformando a atividade em uma verdadeira ação cultural e social.