Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), sempre na vanguarda de inovações tecnológicas, anuncia o lançamento do novo Sistema de Ficha Catalográfica, disponível a partir de 23 de outubro de 2024. Com um design moderno e funcional, a nova interface foi desenvolvida para tornar o processo mais intuitivo e eficaz, atendendo às necessidades de alunos, bibliotecários e secretarias acadêmicas.

O desenvolvimento dessa nova versão do sistema é fruto do trabalho da equipe formada por Érica Cristina de Carvalho Mansur, da Diretoria de Tratamento da Informação (DTRI/SBU), Ana Regina Machado, da Biblioteca do IMECC, Luana Araújo de Lima, da Biblioteca do IE, Mara Janaína de Oliveira, da Biblioteca do IB, e Otoniel Feliciano, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/SBU). O grupo uniu seus esforços para criar uma ferramenta mais eficiente e alinhada às necessidades da comunidade universitária.

Otoniel Feliciano, que atuou como desenvolvedor Full Stack do sistema, comentou sobre os desafios do projeto: “O maior desafio como desenvolvedor do sistema de ficha catalográfica da Unicamp foi traduzir a complexidade das normas bibliográficas em um fluxo automatizado, padronizado, eficiente e intuitivo, que se mantenha adaptável às constantes mudanças nas diretrizes e necessidades dinâmicas da área de catalogação”.

O SBU foi pioneiro na implementação de um sistema automatizado para a geração de fichas catalográficas, sendo a primeira biblioteca universitária no Brasil a desenvolvê-lo, em 2012. O novo sistema oferece diversos benefícios à comunidade acadêmica, otimizando o tempo dos alunos e bibliotecários. As melhorias na interface e nos processos garantem uma precisão ainda maior na geração de dados, aumentando a confiabilidade e segurança das informações. Além disso, o sistema contribui para a padronização e controle dos registros, promovendo a qualidade dos metadados dos trabalhos acadêmicos.

Oscar Eliel e Márcio Souza Martins, diretores do SBU, manifestaram sua satisfação com a qualidade do sistema e parabenizaram a equipe pelo excelente trabalho. Eles destacaram uma novidade importante: a introdução do campo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo os diretores, a inclusão desse campo, solicitada pela Diretoria do SBU, representa um avanço estratégico para a Universidade, pois permitirá um mapeamento detalhado dos temas abordados nas dissertações e teses em relação aos 17 ODS. Com essa inovação, a Universidade poderá compilar dados valiosos sobre o impacto das pesquisas na promoção de um desenvolvimento sustentável, facilitando a identificação de tendências, lacunas e áreas de destaque nas produções acadêmicas, além de oferecer uma visão mais clara de como a Universidade está contribuindo para os desafios globais contemporâneos.

Entre as principais funcionalidades agregadas no novo sistema, destacam-se:

  • Mudança de layout: Interface moderna e amigável, facilitando o uso.
  • Geração de estatísticas: Agora, é possível gerar outros tipos de indicadores.
  • Área exclusiva para Secretarias de Pós-Graduação: Um espaço de consulta foi criado para evitar fichas catalográficas “falsas”, garantindo maior segurança nos processos acadêmicos.
  • Acréscimo de autores em TCC: O sistema agora permite a adição de mais autores, se necessário.
  • Campos personalizados: Conforme a demanda do trabalho, é possível incluir campos adicionais, como orientador, coorientador, assunto e agência de fomento.
  • Inclusão de caracteres especiais: Maior flexibilidade na formatação dos textos.
  • Conformidade com LGPD: Um mecanismo de “De acordo” foi inserido para assegurar que o usuário concorda com as regras e informações utilizadas.
  • Integração com o Sistema Sophia: As informações preenchidas no formulário podem ser exportadas automaticamente para o sistema de gerenciamento bibliográfico Sophia, otimizando o tempo das equipes.
  • Autenticação centralizada via Sise: Adotado o padrão de autenticação único da Unicamp, oferecendo maior segurança e praticidade no acesso.
  • Validação de campos por etapas: O sistema agora valida as informações por fases, reduzindo o risco de erros no preenchimento.
  • Padronização de ID de pesquisadores: O sistema assegura a padronização dos IDs do currículo Lattes e ORCID.
  • Palavras-chave obrigatórias em inglês: Todos os trabalhos devem conter palavras-chave também no idioma inglês.
  • Classificação de acordo com os ODS da ONU: Os Trabalhos são classificados segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo a responsabilidade social.
  • Tradução automática do sistema: A página oferece tradução automática, ampliando o acesso e compreensão.
  • Prevenção de perda de dados: O sistema permanece ativo por 60 minutos para evitar a perda de informações durante o preenchimento.
  • Trabalhos em cotutela: Inclusão do campo país na ficha catalográfica para trabalhos realizados em cotutela internacional.
  • Melhorias de infraestrutura: Remodelagem do banco de dados, melhorias em segurança, editor de texto, fontes, criação de diagramas e nova documentação do sistema.

Erica Mansur, líder do GT, destaca que: “O novo Sistema de Ficha Catalográfica possui uma interface mais intuitiva e fácil de usar, oferecendo mais opções para adicionar informações, o que facilita a descoberta e acesso às nossas produções acadêmicas”.

Com essas inovações, o SBU reafirma seu compromisso em oferecer soluções tecnológicas eficientes, práticas e em sintonia com as necessidades acadêmicas da comunidade da Unicamp.


Essa ação está alinhada com o seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

4_ODS

Ir para o topo