Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Entre os dias 12 de junho e 12 de julho de 2024, o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) organizou a campanha “Abrace o Rio Grande do Sul – DOE LIVROS“, com o objetivo de apoiar a reconstrução de bibliotecas afetadas pelas enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Ao longo do período, a campanha arrecadou 2.500 livros, destacando o forte espírito de solidariedade da comunidade acadêmica e do público em geral.

Dentre as doações, merecem destaque as 280 obras de literatura infantil e juvenil entregues pelos alunos da Escola Estadual Barão Geraldo de Rezende, de Campinas. Cada livro veio acompanhado de uma carta manuscrita pelos estudantes, endereçada às crianças do Rio Grande do Sul, adicionando um toque pessoal e carinhoso à contribuição.

A iniciativa foi idealizada pela Professora Beatriz Regina Alvares, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Gaúcha de Porto Alegre, a professora expressou sua profunda comoção diante da tragédia em seu estado natal: “Encaminhei donativos nas campanhas que foram realizadas em Campinas, mas queria fazer mais”, afirmou.

Foi essa motivação que deu início à campanha.

Ao longo da campanha, foram aceitas doações de livros de diversos gêneros, desde literatura infantil até obras acadêmicas, com a condição de estarem em bom estado. Essa diversidade reflete o compromisso da campanha com o acesso à informação e ao conhecimento, tão fundamentais para as comunidades afetadas.

Mariana Pedroso Teixeira, Coordenadora da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL), reforçou a importância da ação: “Esta iniciativa não visa apenas recuperar bens materiais perdidos, mas também fortalecer o acesso à cultura e ao aprendizado nessas áreas impactadas. É uma forma de disseminar o conhecimento e valorizar a educação, transformando vidas e comunidades no Rio Grande do Sul.”

Oscar Eliel e Marcio Souza Martins, destacaram: “Para nós, da direção do SBU, essa ação reafirma nosso compromisso com a disseminação do conhecimento e a revitalização dos espaços de leitura, fundamentais para o desenvolvimento social e cultural das comunidades”.

O apoio de Renato Simões, Secretario Nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, foi fundamental para viabilizar o envio das doações ao destino. Além disso, a equipe dos Correios desempenhou um papel fundamental na organização logística e no envio das doações, retiradas no dia 24/09/2024 no prédio da BCCL, enquanto a Biblioteca Instituto Cervantes de Porto Alegre será responsável pelo encaminhamento dos livros às bibliotecas afetadas.

A campanha se destacou como um esforço conjunto de reconstrução, não apenas das bibliotecas, mas também de um espírito de solidariedade. “Agradeço a todos os colaboradores do SBU e das faculdades e institutos da Unicamp que se engajaram nesta ação, possibilitando a arrecadação dos 2.500 livros”, disse a professora Beatriz.

O SBU e todos os envolvidos expressam gratidão a todos os que participaram, demonstrando que, mesmo em tempos difíceis, a educação e a cultura são essenciais para a recuperação e fortalecimento das comunidades.