Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp (PRP/UNICAMP) organizou o Love Data Day, um evento voltado à comunidade acadêmica que ocorreu no dia 18 de setembro de 2024, das 9h30 às 16h, no auditório da Faculdade de Engenharia Química (FEQ/UNICAMP).

O principal objetivo do Love Data Day foi promover a conscientização e o incentivo às boas práticas na gestão de dados em todas as etapas do processo científico: desde a coleta e armazenamento, até a análise, visualização e preservação de dados. Diante da crescente importância dessas práticas na pesquisa acadêmica, é essencial que profissionais, estudantes e pesquisadores estejam capacitados com as ferramentas e conhecimentos necessários para lidar com os desafios desse cenário.

Um dos pilares dessa iniciativa na Unicamp é o Repositório de Dados da Unicamp (REDU), que funciona como um centro para o gerenciamento seguro de dados de pesquisa. O REDU possibilita o armazenamento e compartilhamento de dados de forma segura, promovendo a transparência, a reprodutibilidade e a conformidade com padrões internacionais. Através dessa plataforma, a Unicamp fortalece a disseminação de resultados de pesquisa, ampliando o acesso e incentivando colaborações e inovações científicas.

Love Data Day

Durante o evento, o Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU) ofereceu o treinamento prático: “De olho na homologação das dissertações e teses: aprendendo a inserir dados no REDU – tutorial e hands-on com doutorandos e demais interessados“, ministrado pela Profª. Claúdia Bauzer Medeiros e Alessandra Karyne Clemente de Souza Neves da Diretoria de Tratamento da Informação (DTRI/SBU), com o apoio de Erica Cristina de Carvalho Mansur (DTRI), Daniela Feijó Simões e Keite Aparecida Duarte, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

O treinamento teve como objetivo familiarizar docentes, pesquisadores e doutorandos com o uso do Repositório de Dados de Pesquisa da Unicamp (REDU), em conformidade com as novas regras para homologação de defesas de teses e dissertações.

A sessão contou com a presença de 67 participantes, interessados em adquirir habilidades práticas para a inserção de dados no REDU, além de aprimorar suas práticas de pesquisa, garantindo que seus trabalhos estejam em conformidade com as exigências institucionais e os padrões de boas práticas em gestão de dados científicos.

Ir para o topo